Quer lembrar o que estudou?


Amigos leitores (principalmente os concurseiros), a memória é uma das principais ferramentas para conseguir a tão almejada aprovação num concurso público. Boa memória + conteúdo de qualidade (que você encontra aqui) é a equação perfeita.

Sabendo disso, o Coisa de Concurseiro está sempre em busca de informações para ajuda-los nesse objetivo (aprovação).

O site HypeScience divulgou um novo estudo, da Universidade de Edimburgo, que concluiu que se você quiser lembrar do que aprendeu, inclusive em longo prazo, não pode deixar de fazer intervalos/descansar.

A pesquisa foi feita com um pequeno grupo de homens e mulheres idosos. Os cientistas contaram histórias a eles e, em seguida, os participantes foram instruídos a relaxar, fazer uma pausa breve e fechar os olhos por 10 minutos em um quarto escuro. Mais tarde, tiveram que recontar a história, lembrando o máximo de detalhes que conseguissem.

Além disso, o mesmo grupo ouviu outras histórias, mas desta vez não puderam descansar, foram distraídos com uma nova tarefa.

O resultado mostrou que os participantes lembraram muito mais detalhes das histórias que ouviram antes de descansar. Esse impulso de memória impressionante persistiu até uma semana depois, quando os participantes ainda se lembravam de bastante detalhes.

Outras pesquisas já haviam demonstrado que gravamos melhor as informações quando descansamos alguns minutos entre aprende-las e ter que repeti-las.

Atenção concurseiros: o novo estudo acrescenta evidências de que os mesmos minutos de descanso podem ter um efeito até mesmo em longo prazo na consolidação da memória.

“Quando encontramos novas informações, estamos, provavelmente, em um estágio muito inicial de formação da memória”, explica a principal autora do estudo, Michaela Dewar. “Outros processos neurais têm que ocorrer após esta fase para sermos capazes de lembrar dessas informações em um ponto posterior no tempo”.

Os mencionados processos neurais podem não ser planejados. Estudos feitos com ratos mostraram que, se eles têm um tempo livre depois de alguma tarefa, inconscientemente se lembram dela mentalmente. Com os humanos parece ocorrer a mesma coisa. Esta atividade do cérebro ocorre automaticamente, sem que as pessoas tenham que pensar sobre a tarefa que acabaram de fazer, informou o HypeScience.

Outro ponto interessante e que os estudantes devem tomar cuidado, aliás, que costuma ser inclusive negligenciado, é o papel fundamental do sono na consolidação da memória. Ao contrário do que muitos pensam, essas madrugadas de estudo (quando substituem o sono) podem não ser tão eficientes assim. Descobertas da Academia Nacional de Ciências dos EUA mostram que o sono interrompido afeta a nossa capacidade de construir memórias.

Portanto, você que está se preparando para concurso público não deixe de descansar, de ter uma boa noite de sono. Recomendamos que, durante os estudos, você reserve alguns minutos para descanso. Estique as pernas, beba água, feche os olhos por alguns minutos e então retome com força total!

Fonte: HypeScience.

Comentários

Postagens mais visitadas